Gente que a gente admira divide conosco pequenas lições sobre o uso do dinheiro.

'Dinheiro para mim é um instrumento de liberdade'

Compartilhar

O dinheiro para mim é um instrumento de liberdade. Eu encaro a necessidade de administrá-lo e multiplicá-lo como uma ferramenta de qualidade de vida e não como um fardo. Dessa forma, procuro relacionar minhas decisões de consumo cotidianas às minhas prioridades e objetivos.

Assim, evito que armadilhas comuns de consumo acabem levando meu dinheiro no dia a dia. É claro que tenho desejos de consumo e gastos supérfluos, mas eles só são feitos depois que a família priorizou as metas mais relevantes (já investiu, poupou, respeito os compromissos do mês e etc).

Resumindo de uma forma mais direta: eu me relaciono com o dinheiro, não sou escravo dele.

Nessa linha, a lição mais profunda que aprendi até hoje sobre dinheiro é que a falta de diálogo em torno do tema influencia mais a situação financeira da família que o orçamento doméstico. Explico: nos lares onde o dinheiro não é um assunto presente nas conversas, ele costuma vir à tona apenas quando há um problema financeiro grave - e em situações assim não há clima para uma conversa agradável, natural.

A consequência é óbvia: lares onde o dinheiro nunca foi objeto de discussão, planejamento e acompanhamento, especialmente nos momentos de bonança, sofrerão com o egoísmo na hora em que surgirem problemas financeiros graves. Afinal, como confiar nos integrantes da família para entender e buscar uma saída para o endividamento se essa relação nunca foi construída?

A solução passa por inserir o dinheiro na agenda do lar, o que exige ter um orçamento doméstico atualizado, com objetivos bem definidos, responsabilidades para todos da casa e reuniões periódicas para avaliar os progressos e desafios relacionados ao tema. A importância da conversa franca, sincera e honesta sobre dinheiro é a lição mais valiosa que aprendi até hoje.

Conrado Navarro é sócio-fundador do site Dinheirama. Além disso, é empresário, investidor e autor de livros como “Vamos Falar de Dinheiro?” e “Dinheiro é um Santo Remédio”. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Faça uma simulação para juntar seu primeiro milhão ou quanto suas economias irão render.
Poupadoras.com
Um site de finanças pessoais
para dividir experiências
sobre o dinheiro
  • Assine nosso feed