Dicas de livros que ajudam a colocar as contas em dia

O que rei Salomão ensinou sobre a riqueza

Compartilhar

O rei Salomão é considerado o homem mais rico de todos os tempos. Se a sua fortuna fosse atualizada pela inflação, ele teria mais riqueza do que Bill Gates. É o que diz o livro "Os Sete Princípios de Salomão – Os Segredos do Sucesso Financeiro do Homem Mais Rico da História", de Bruce Fleet. O autor é dono de uma empresa de gestão de investimentos nos Estados Unidos e também criou uma fundação financiada com venda de música religiosa que apoia o trabalho de religiosos em áreas pobres e ajuda crianças de países em desenvolvimento.

Fleet publicou outros livros sobre finanças, mas neste resolveu reunir e contar os ensinamentos do rei sobre como conseguir e viver a riqueza. Ele se baseia nos ensinamentos que Salomão deu a Abidã, um jovem pobre de Jerusalém, e depois de relatar cada ensinamento do rei ao menino no livro, Fleet faz um paralelo com a atualidade, sobre como aplicar aquela orientação na vida financeira de cada um.

O diz Salomão? "Um homem sábio é um homem diligente. Além de trabalhar duro, ele trabalha corretamente".  O rei estava contando o caso de um mestre de obras do palácio, que foi responsabilizado por construir um muro. Mas ele viajou e seus serventes fizeram o muro de maneira errada. Ao voltar, o mestre e seus serventes reconstruíram o muro. Ao ouvir o relato do rei, Abidã conclui que cada um deve se fazer responsável pelo seu trabalho, pelo seu dinheiro, pelos seus sonhos, que um homem sábio é um homem diligente (zeloso).

As lições são várias e uma delas é preciso destacar: Salomão, ao ver o menino ajudando seu pai na carpintaria sem esmorecer, trabalhando além do horário e esquecendo-se do resto do seu dia a dia, inclusive de dar atenção à sua mãe, o alerta. Enquanto trabalhar duro e conquistar suas riquezas, ele deve apreciar aqueles que estão ao seu redor, conviver com sua família, ser feliz. "Aproveite o dia. Aproveite o trabalho. Aproveite a viagem", ensinou o rei.

Os paralelos que Fleet faz com a vida atual são muito bons e capazes de achar, dentro dos ensinamos de Salomão, desde a importância de poupar, de pensar no futuro e não apenas no consumo imediato, quanto a sabedoria que há em viver aquém das suas posses e ter uma rotina simples em vez de ostentar.  A linguagem é muito boa, leve e direta.

Isaura Daniel

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Faça uma simulação para juntar seu primeiro milhão ou quanto suas quanto suas economias irão render.
Poupadoras.com
Um site de finanças pessoais
para dividir experiências
sobre o dinheiro
  • Assine nosso feed